Boleiros online

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fifa anuncia mudança polêmica na regra do futsal


Confira o texto na íntegra publicado no site oficial da Fifa:

As regras oficiais do futsal foram revisadas, causando mudanças importantes na maneira como o esporte será praticado a partir de agora. As três modificações afetam a Regra 7 (duração do jogo), a Regra 12 (faltas e infrações) e a Regra 16 (arremesso de meta).

Pelas alterações na Regra 7, um período de jogo só será encerrado após um chute a gol atingir o seu destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. O final será assinalado pelo apito do árbitro, assim como ocorre no futebol de areia.

Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Agora será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra após um passe intencional de um companheiro de equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.

Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível — agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.

Isso é fundamental para evitar táticas defensivas por meio das quais o "quinto jogador" (ou seja, o goleiro) ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Agora, se uma equipe quiser jogar com um goleiro avançado para evitar perder uma partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central.

http://pt.fifa.com/aboutfifa/federation/news/newsid=1285931.html#mudam+regras+futsal

Nota do Blog:

A Fifa não anunciou quando realmente essa regra será inserida no Brasil, pois cada país também tem liberdade para estruturar suas regras. Porém essas novidades já estão valendo para jogos internacionais. Certamente a polêmica maior será sobre o goleiro, pois essa mudança foi feita para que não houvesse o retardamento do jogo.

Mas como julgar se existe o retardamento? E os goleiros artilheiros? E os jogadores que às vezes vão para o gol se tornando goleiro linha, partindo para o ataque e provocando muita emoção no final do jogo? Tudo isso vai acabar? Vamos aguadar a definição para conseguirmos essa respostas. De fato será mais uma readaptção para o futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário